História
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Onde Estão?

Vanguarda Armada Revolucionária - Palmares / VAR-P
"A mesma situação de recomposição em seguida a uma derrota atravessava o COLINA. Ambas as organizações - COLINA e VPR - tinham origem idêntica: dissidentes da POLOP e militantes do MNR. Já havia contactos entre elas e a idéia da fusão apareceu como a mais indicada.
A 1º de julho de 1969, reuniram-se as delegações da VPR e do COLINA, de novo em Mongaguá. Evitaram-se as discussões doutrinárias e se chegou à resolução de fusão numa nova entidade chamada Vanguarda Armada Revolucionária - Palmares ou VAR-Palmares (em homenagem ao maior quilombo da história da escravidão). Da direção eleita, faziam parte: Espinosa, Lamarca, Cláudio Ribeiro, Juarez Guimarães de Brito (Juvenal), Maria do Carmo Brito (Lia), Franklin de Araújo (Max) e Carlos Alberto de Freitas (Breno).
Seguiu-se quase de imediato a mais importantes ação da nova organização: a expropriação do cofre da residência de Ana Capriglione, pessoa de intimidade do ex-governador paulista Ademar de Barros."


Combate nas trevas. A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. Jacob Gorender. São Paulo, Ática, 1987. P. 135-6.




voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados