Artigo de jornal Castro, Tamar de. Seu filho esta sendo morto, agora. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 set. 1979. Divulgação de depoimento de Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel Jones, ao historiador Hélio Silva, em 10/02/76. Denuncia o assassinato de seu filho por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica (CISA), com base em relatos de companheiros, principalmente de Alex Polari, que escreveu uma longa carta para Zuzu, descrevendo a prisão, as torturas e a morte de Stuart. Ela encaminhou o caso ao Congresso Americano, pois Stuart tinha dupla cidadania, brasileira e norte-americana, e ao secretário de Estado dos EUA, em ocasião de sua visita ao Brasil em 1976, o que gerou afastamentos de parte do comando da Aeronáutica. A morte de Zuzu (ou Zuleika Angel Jones) em acidente automobilístico em 13/04/76, é considerada suspeita por amigos e familiares, uma vez que ela tinha sofrido ameças por conta das investigações pela morte do filho. Também são suspeitos certos detalhes vistos no desastre que contradizem a realidade, como o fato de ela estar dirigindo à noite e em alta velocidade.
Artigo de jornal Magalhães, Mário. Fotos de peritos reforçam versão de testemunha. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 fev. 1998. Fotos feita pela perícia do acidente que vitimou Zuleika Angel em 14/04/76, confirmam testemunhas que viram o carro de Zuleika se chocar com outro veículo. Segundo o advogado Marcos Pires, que assistiu o suposto acidente junto com amigos em seu apartamento, o que mais impressionou, além do ocorrido, foi o aparato policial que se formou logo em seguida. Outras pessoas que testemunharam o acidente confirmaram a forte presença policial.
Parte de livro Teles, Janaína (org.). Mortos e desaparecidos políticos: reparação ou impunidade? São Paulo: Humanitas - FFLCH/USP, 2000. p.172-176. Lista de nomes dos presos políticos cujas famílias receberam indenização do governo por este ter assumido a responsabilidade pela morte ou desaparecimento dos mesmos.
|